Cordas 01

Cordas 01

As cordas de um piano estão posicionadas de acordo com uma escala que define sua espessura e comprimento, tendo como referencia a tensão que deverão ter, afim de produzir determinado som. É comum os fabricantes terem suas próprias escalas com pequenas variações entre a concepção de cada um.





















As cordas lisas são de aço resistente e flexível e vão da região localizada entre o dó2 e mi2 até o final do teclado diminuindo seu comprimento e afinando sua espessura gradativamente até a nota mais aguda do piano.
Na região que abrange essas cordas cada som é produzido pela vibração de três cordas que são afinadas rigorosamente em uníssono com a mesma quantidade de Hertz (vibrações por segundo).
No sentido inverso, a partir da região entre o dó2 e dó3 temos os bordões que são cordas de aço envolvidas por um fio de cobre. Os bordões são posicionados em pares, para a produção de um mesmo som, até a região entre o dó1 e Lá1. A partir daí, até a nota mais grave os bordões são unitários e recebem 2 camadas de cobre. Quanto mais grave o som, mais espesso o bordão, maior e menos tenso.

Nenhum comentário: